O Plano I (BD) obteve rentabilidade de 7,29% no acumulado do 1º ao 3º trimestres de 2024, 0,25% acima da meta atuarial (taxa de juros de referência) para o período, que foi de 7,04%.
O Plano I investe 93,91% do seu patrimônio em ativos de renda fixa. A estratégia da Fundiágua de investir a maior parte da carteira (90,72%) em títulos públicos federais com classificação de marcação até o vencimento, vem apresentando consistentes resultados de rentabilidade acima da meta atuarial.
Os resultados atuariais também impactam no resultado financeiro do Plano. No 3º trimestre o Plano I apresentou resultado atuarial negativo devido ao aumento da necessidade de recursos nos benefícios a conceder, ocasionado pela variação do aumento salarial de participantes ativos.
Apesar disso, o resultado dos investimentos do Plano I afasta a necessidade de novo equacionamento. O percentual do Equilíbrio Técnico em relação à Provisão Matemática em setembro/2024 foi de 4,39%, menor do que o trimestre anterior que foi de 4,74% e abaixo do limite de equacionamento que é de 6,82%.
Equilíbrio Técnico é a diferença entre o Patrimônio de Cobertura (dinheiro que o plano possui para pagar os benefícios concedidos e a conceder) e as Provisões Matemáticas (dinheiro que o plano precisa ter para pagar os benefícios concedidos e a conceder).
O Patrimônio Líquido do Plano I fechou setembro/2024 em R$ 23,79 milhões.
A Fundiágua acompanha mensalmente os dados de investimentos e atuariais e, a cada três meses, divulga o resultado acumulado no período. Isso possibilita a você acompanhar o plano em intervalo menor do que a obrigação normativa determina, que é anualmente. Acompanhe as divulgações para se manter informado sobre o dinheiro que vai pagar a sua aposentadoria!
Clique na apresentação para ver em tela cheia mais detalhes dos resultados do Plano I (BD) no 3º tri/2024.
Resultados do Plano I (BD)
3º TRI/2024
Para acompanhar o desempenho mensal dos investimentos do seu plano, acesse o Boletim Interativo de Investimentos clicando aqui!