Investimentos
Gestão dos Investimentos
Para administrar benefícios de aposentadoria de forma sustentável e eficiente, a Fundiágua conta com o valioso auxílio da área de investimentos, formada por profissionais qualificados e dedicados à gerenciar os recursos confiados à Fundação.
O acompanhamento periódico de indicadores macroeconômicos auxilia na definição da estratégia de aplicação, minimizando os riscos e buscando taxas de retorno consistentes e compatíveis com as definições atuariais e de desempenho dos planos administrados. Para estabelecer seus objetivos de investimento, a fundação considera os seguintes fatores:
Preservação de Capital: tem por objetivo proteger seu dinheiro contra grandes surpresas que possam ocorrer no mercado financeiro, é realizada por meio da diversificação de investimentos.
Diversificação: é a estratégia de distribuir os recursos em diferentes ativos ou classes de investimento, para reduzir os riscos específicos associados a um único investimento e aumentar a rentabilidade. Essa alocação pode ser feita com ações, títulos públicos, fundos de investimentos, dentre outros.
Liquidez: é a capacidade de conversão de um investimento em dinheiro, imprescindível para manter um fluxo de caixa positivo.
Fluxo de Caixa: é a movimentação financeira necessária para pagar os valores de benefícios previdenciários.
Processo Decisório de Investimentos
As decisões de investimentos dos recursos administrados pela Fundiágua são tomadas com a participação dos agentes envolvidos no processo decisório dentro das respectivas competências, buscando o melhor resultado para seus participantes.
O processo decisório de investimentos, detalhado no fluxograma abaixo, tem início na Gerência de Investimentos, que emite parecer e estudos técnicos com as oportunidades de investimentos, e solicita a emissão de pareceres pela Gerência de Compliance e Riscos e pela Gerência Jurídica. Em sequência, os documentos gerados pelas áreas são avaliados pelas instâncias de apreciação/decisão:
-
O Comitê Consultivo de Investimentos que registra suas considerações em ata;
-
A Diretoria Financeira na condição de Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado (AETQ) que emite suas ponderações e solicita a deliberação pela Diretoria Executiva;
-
A Diretoria Executiva que decide sobre o investimento, caso seja sua alçada, ou encaminha a proposta para apreciação final do Conselho Deliberativo, e
-
O Conselho Deliberativo que decide sobre as propostas de investimentos que estejam em sua alçada.
O processo decisório e a gestão dos investimentos são realizados por profissionais com larga experiência no segmento de previdência complementar fechada, conhecimento especializado e validado por meio de certificações amplamente reconhecidas e renovadas periodicamente.
Boletim Interativo de Investimentos
O Boletim apresentava a Rentabilidade Mensal, Evolução Anual e Composição das Carteiras dos Planos da Fundiágua, assim como os Índices de Referência de Mercado, no novo formato você encontra todas as informações dos seus Planos em um só lugar. Acesse a Rentabilidade Acumulada no Ano, últimos 12, 24 e 36 meses, além do Comparativo da Rentabilidade do Plano com índices de mercado e muito mais!
Política de Investimentos
A Política de Investimentos da Fundiágua, priorizando a transparência aos patrocinadores, participantes e assistidos, divulga os principais aspectos relacionados à gestão dos investimentos e riscos dos recursos administrados. Também traz diretrizes a serem observadas pelas pessoas, internas ou externas à entidade, que participam da análise, assessoramento e do processo decisório sobre as aplicações dos recursos dos planos de benefícios, diretamente ou por intermédio de gestores terceirizados.
Para elaboração da Política de Investimentos, a Fundação analisa cenários e riscos, avaliações e projeções de indicadores econômicos, combinando às modalidades dos planos administrados, suas especificidades, necessidades de liquidez e os fluxos esperados de recebimentos dos investimentos.
Demonstrativos de Investimentos dos Planos
O Demonstrativos de Investimentos possui periodicidade mensal e tem como função detalhar os tipos de ativos em que cada plano investe, demonstrando o valor e a quantidade de ativos investidos. Os investimentos são realizados por meio das seguintes estruturas:
-
Carteira própria ou administrada: investimentos geridos diretamente pela Fundação, como por exemplo Operações com Participantes (empréstimos).
-
Fundos exclusivos: aqueles que têm como único cotista a Fundação, cuja gestão é feita por gestores terceirizados, definidos em processo de seleção e avaliados periodicamente.
-
Fundos de investimentos: é uma forma de aplicação financeira formada pela união de vários investidores que se juntam para a realização de um investimento financeiro. São exemplos os Fundos de Investimentos em Participações (FIP), os Fundos de Investimentos Multimercado (FIM), dentre outros.